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ProRed

O que poderá ser mais motivador para uma criança do que aprender brincando, sobretudo, se puder utilizar um dispositivo móvel? Com a massificação dos dispositivos móveis (tablets e smartphones), abriram-se portas para as aplicações (apps) com conteúdos educativos. Esta nova realidade traz novos desafios aos agentes educativos, pais, encarregados de educação e docentes. Um dos segredos para o sucesso, além da motivação que constitui para a criança trabalhar com este tipo de dispositivos, radica no facto das aplicações contribuírem com uma forte componente lúdica para algumas atividades educativas que, até ao momento, estavam exclusivamente destinadas ao papel.

O objetivo fulcral do projeto ProRed (produção de recursos educativos digitais) é desenvolver e colocar à disposição dos agentes educativos (pais, encarregados de educação e docentes) recursos educativos que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão de conhecimento.

ProRed obedecerá às orientações curriculares propostas pelo Ministério de Educação para a Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. O projeto nas abordagens que apresenta, em momento algum, pretende esgotar-se em si mesmo, pelo contrário, é um projeto que pretende reunir recursos educativos digitais, onde os docentes, pais, encarregados de educação e demais interessados se podem apoiar nas suas estratégias/ atividades educativas.


O Pineco é uma aplicação educativa, gratuita, desenvolvida pelo Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação que ajudará os mais novos a aprender os conteúdos de diversas disciplinas, de uma forma lúdica! Esta aplicação, desenvolvida a pensar, essencialmente, nas necessidades dos alunos do 1.º ciclo, conta com questões de Português, de Matemática, de Estudo do Meio e de Segurança na Internet (1.º, 2.º e 3.º CEB) com níveis de dificuldade distintos. O jogo educativo multiplataforma, desenvolvido por professores e especialistas na área, tem como objetivos estimular capacidades cognitivas das crianças, como a habilidade manual, capacidade de concentração, memória, leitura e capacidade verbal; e oferecer experiências mais enriquecedoras e de acordo com os tempos em que vivemos.

Objetivos

  • Desenvolver recursos educativos, em formato digital, que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão do conhecimento
  • Promover o acesso a recursos de informação de caráter educativo a docentes, pais, encarregados de educação e demais interessados
  • Proporcionar a utilização de uma ferramenta de consulta, de exploração e de consolidação de conteúdos programáticos com uma vertente lúdica e pedagógica
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem informal
  • Permitir o desenvolvimento de competências e assimilação de conhecimento

Destinatários

Alunos, docentes, pais e encarregados de educação.